Há 11 anos atrás, a Marvel deu início ao seu universo compartilhado com Homem de Ferro, seguido por Capitão América (2011) e Thor (2011), antes de nos apresentar aos Vingadores em 2012. Por mais que (vários) novos personagens tenham sido inseridos ao longo dos anos, a trama de Vingadores sempre girou em torno do sexteto "Homem de Ferro / Capitão América / Thor / Viúva Negra / Gavião Arqueiro / Hulk", que não formavam só uma equipe, mas uma "família". E para encerrar este ciclo (que engloba as fases 1,2 e 3 da Marvel nos cinemas), os irmãos Russo optaram por focar nestes 6 personagens, e o resultado não poderia ter sido melhor.
Confesso que eu estava com saudade de filmes como O Senhor dos Anéis e Harry Potter, filmes cujo final era diretamente ligado com o próximo, e você ficava torcendo pro ano passar rápido para assistir a continuação da história. Com Vingadores o efeito foi igual, assim que terminou Guerra Infinita, cada dia que passava era um dia a menos para saber o resto da história. E a parte mais legal é após a longa espera, ser recompensado com um filme espetacular como Vingadores: Ultimato.
O filme começa de onde o anterior parou, e mostra um mundo tentando se reerguer após o estalo. Desde o início, o filme foca no sexteto original e na sua missão de trazer de volta as pessoas que Thanos "removeu" do universo. O filme pode ser dividido em 3 atos, o primeiro mostrando o resultado da ação de Thanos e o plano dos Vingadores para consertar tudo, o segundo mostra a execução do plano, e o terceiro traz o desfecho não só da história em si, mas de 11 anos de história de Marvel nos cinemas. O filme literalmente passeia por estes 11 anos, mas não iremos falar mais nada para não estragar a graça.
O que podemos dizer é que durante a sessão, o filme arranca gargalhadas do público (com cenas engraçadas que fluem naturalmente na história), gritos de euforia e aplausos (em uma cena bem específica), e até choro (na sessão que assisti, não eram poucas as pessoas que estavam soluçando de tanto chorar).
A frase dita por Gandalf em As Duas Torres, "One stage of your journey is over, another begins", se encaixa perfeitamente aqui, pois o filme amarra todas as pontas e encerra um ciclo, deixando o caminho aberto para a fase 4 (da qual pouco se sabe ainda). Aliás, fazendo uma comparação, se Pantera Negra foi indicado ao Oscar 2019, será um absurdo se Vingadores: Ultimato não for indicado ao Oscar 2020. E se O Retorno do Rei ganhou o Oscar em 2004, será igualmente um absurdo se Ultimato não receber o prêmio em 2020.
Resumindo: quando o filme acabar, você se verá de boca aberta repetindo "QUE FILME!" umas 10x antes de "acordar" e perceber que precisa sair, pois precisam limpar a sala para a próxima sessão.
0 Comentários