Estrelas Perdidas

Quando adquirimos um livro novo, vez ou outra nos deparamos com a situação de criar uma determinada expectativa, e conforme avançamos na leitura, perceber que o livro é completamente diferente do que esperávamos. Estrelas Perdidas  é um ótimo exemplo disto, pois o comprei com a expectativa de ser um livro de aventura (com pitadas de romance)... e na verdade ele é um livro de romance (com pitadas de aventura).

O livro conta a história de Ciena Ree e Thane Kyrell, dois amigos de infância que vivem no planeta Jelucan, e sonham em ser pilotos imperiais. O livro nos mostra a trajetória deles desde a infância em Jelucan, até chegarem à maturidade e enfim alcançar o tão desejado sonho de serem pilotos.

Já vimos diversos casais no universo de Star Wars, como por exemplo Han Solo + Princesa Leia, Anakin + Padmé, Kanan Jarrus (diga-se de passagem, meu jedi favorito) + Hera Syndula, mas na verdade todos estes romances só tocaram a superfície do que realmente poderiam ser. Em Estrelas Perdidas, Claudia Gray nos entrega um romance "de verdade", estabelecendo os laços entre Ciena e Thane desde sua infância, conduzindo a história gradativamente, de forma que conseguimos sentir a conexão que há entre eles.

Uma das coisas mais legais do livro é que ele viaja na linha do tempo de Star Wars, pois enquanto o romance ocupa o "primeiro plano" do livro, o "segundo plano" é ocupado por diversos grandes momentos do universo Star Wars (que vai desde a explosão de Alderaan, até a batalha de Jakku), que são usados como cenário enquanto a trama se desenvolve.

Outro ponto interessante, é que autora nos dá uma outra perspectiva do Império, mostrando que o cadete imperial (apesar de estar do lado errado da história) é de "carne e osso", e tão humano quanto um cadete da Aliança Rebelde. O livro nos mostra o pensamento dos cadetes por trás das atrocidades do Império, sua motivação em fazer parte disto... e até questionamentos sobre quem está do lado certo. São questionamentos como este que levam Thane a abandonar o Império e se juntar à Aliança Rebelde, se colocando em posição oposta à de Ciena.

Podemos dizer que a primeira metade do livro é focada na construção do relacionamento de Thane e Ciena, e a segunda parte foca nos desdobramentos da saída de Thane do Império, e em como a relação deles é abalada por esta decisão.

Se você gosta de Star Wars, e gosta de um bom livro que não seja só ação, e que foca mais na construção dos personagens, Estrelas Perdidas  é definitivamente um "must have" na sua coleção.


Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement